A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade como uma doença crônica, caracterizada pelo alto percentual de gordura corporal, o que está associado a diversos problemas de saúde, como hipertensão e outras doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, alterações no colesterol e triglicerídeos, e até mesmo câncer.
No Brasil, o Mapa da Obesidade, divulgado pelo Ministério da Saúde, por meio do sistema Vigitel, aponta que 20% da população brasileira está com obesidade, e mais da metade está com sobrepeso.
A Semaglutida, nome comercial Wegovy, aprovada em 2023 pela ANVISA, é o primeiro medicamento para tratar a obesidade que demonstra uma redução de eventos cardiovasculares em pessoas com sobrepeso ou obesidade (sem diabetes) com histórico prévio de eventos cardiovasculares.
O estudo SELECT, apresentado no congresso da American Heart Association e simultaneamente publicado na NEJM, avaliou o efeito da semaglutida na redução de eventos cardiovasculares em pacientes com obesidade.
Participaram 17.604 pacientes (idade média de 61,6 anos e IMC 33,3 kg/m2) com alto risco cardiovascular (Infarto e/ ou AVC prévios). Após um seguimento médio de 40 meses, o grupo em uso de semaglutida alcançou uma redução de 20% no risco de novos eventos (morte cardiovascular, AVC e Infartos não fatais).
O uso da semaglutida levou a redução ponderal (-9,4%) e de circunferência abdominal, com melhora de marcadores inflamatórios (principalmente a Proteína C reativa – PCR).
Os mecanismos de redução do risco cardiovascular com semaglutida podem incluir aqueles relacionados a redução do excesso de gordura corporal, bem como de ações além da perda de peso.
A redução de peso em indivíduos com obesidade leva a melhora nos níveis glicêmicos, lipídicos e de outros tradicionais fatores de risco intermediários (como a PCR).
Além disso, a redução nos depósitos de tecido adiposo ectópicos está associada a redução na progressão de aterosclerose e a disfunção do músculo cardíaco.
Enfim, considerando a crescente prevalência da obesidade e sua associação com maior risco cardiovascular, o resultado do estudo SELECT não só reforça a segurança do tratamento com a semaglutida (Wegovy) como traz perspectiva de ação na redução de eventos cardiovasculares.